Antes de começar esse texto, vale a pena ressaltar que, mais uma vez, ele foi feito pelo nosso autor convidado Luiz Felipe Ferreira (@luizlftf), também conhecido como irmão do CEO Leonardo (@leobru), então qualquer coisa vão reclamar com ele. @luizlftf, hein?
O 25º filme (mais que Velozes e Furiosos!) da franquia de James Bond já está quase entre nós. E por esse motivo, empolgamos e resolvemos mostrar nossa seleta lista de temas dos filmes, do pior para o melhor, na nossa humilde opinião.
Na noite de quinta-feira, 13/02/2020, foi liberada a canção tema do novo capitulo do agente 007, intitulada No Time To Die, composta pela nova sensação, e ganhadora do Grammy de 2020, a jovem Billie Eilish e seu irmão, Finneas O’Connell. Recentemente a cantora se apresentou junto com seu irmão e o compositor Hanz Zimmer o tema ao vivo pela primeira vez no BRITS Awards 2020:
A cada lançamento de novos filmes gera-se uma grande expectativa de quem será o intérprete do tema dos filmes do agente 007, assim como sua adaptação para a era a qual vivemos, sem perder sua essência de tema misterioso e sexy, que a maioria das canções tem consigo. Passando por diversos interpretes e estilos diferentes, e se transformando em parte vital para a franquia.
Aproveitando o momento, e com um pouco de atraso, mas de bom grado (a labuta tá pesada, galere), preparamos uma seleção com todas as músicas temas da franquia, com alguns bônus, classificadas do pior para o melhor, de acordo com a nossa humilde opinião.
James Bond Theme – Dr. No (1962)
Composição: Monty Norman
Performance: John Barry and Orchestra
Ok. Convenhamos que essa não dá pra entrar na lista de melhor e pior porque simplesmente… não! O tema principal da franquia, e tem figurado em todos os filmes do personagem com interpretações variadas, apareceu pela primeira vez nos minutos iniciais de 007 Contra o Satânico Dr. No (1962) e nas aberturas de todos os filmes, até o Reboot/Remake/Continuação Cassino Royale (2006). Durante os créditos de abertura, aparecem duas outras canções: um interlúdio de bongo e uma versão calypso de “Three Blind Mice”, intitulada Kingston Calypso, fazendo assim com que Dr. No seja o único filme da franquia possuir dois temas de abertura.
Agora, comecemos com a lista:
23º – Die Another Day (2002)
Composição: Madonna e Mirwais Ahmadza
Performance: Madonna
Tá! Não gosto do estilo de musical, mas vamos combinar, o tema é tão fraco quanto o próprio filme. Saindo do padrão, um estilo pop com toques eletrônicos, talvez seja a canção mais diferente de todas já apresentadas nos filmes. E rendeu uma pequena participação no longa para Madonna.
22º – The Man With The Golden Gun (1974)
Composição: John Barry e Don Black
Performance: Lulu
Quem somos nós para discordar do Sr. John Barry, não é mesmo? O tema de interpretado pela escocesa Lulu é considerado como um dos mais fracos da franquia pelo compositor.
21º – Tomorrow Never Dies (1998)
Para esta canção, foi realizado um concurso para saber quem interpretaria o 18º tema da franquia, com nomes como Marc Almond, Swan Lee e o grupo The Cardigans. Há um certo charme na música, assim como o próprio filme tenta passar tal sensação o tempo todo, porém, fraca!
20º – From Russia With Love (1963)
Composição: John Barry e Lionel Bart
Performance: Matt Monro
Em duas versões, uma orquestrada e uma cantada, a canção foi marcante na época e dando sequência a uma tradição de composições marcantes para os filmes.
19º – Thunderball (1965)
Composição: John Barry
Performance: Tom Jones
A princípio com Shirley Bassey retornaria para mais uma interpretação, porém foi alterada pois o produtor achou que a música que, no caso não levava o nome do filme, não poderia ser o tema principal. Fato curioso: Dizem as más línguas que o galês Tom Jones desmaiou após a última nota.
18º – All Time High – Octopussy (1983)
Composição: John Barry e Tim Rice
Performance: Rita Coolidge
Uma canção escrita por Snoopy Dogg Rita Coolidge, comecinho estilo Kenny G, a música não traz o sentimento do filme, que também é um dos mais controversos tendo no mesmo ano disputado com a volta de Sean Connery em um remake ruim de Thunderball em um filme não considerado da franquia.
17º – Writings on the Wall – Spectre (2015)
Composição: Sam Mender e Jimmy Napes
Performance: Sam Smith
Apesar de ter ganho o Oscar, com uma apresentação vergonhosa, a canção dividiu a crítica e não a vejo como uma música que traga os sentimentos do filme.
16º – For Your Eyes Only (1981)
Composição: Bill Conti
Performance: Sheena Easton
Primeira e única interprete a cantar e fazer parte do Opening Title. Musica indicada ao Oscar.
15º – Goldfinger (1964)
Composição: John Barry
Performance: Shirley Bassey
Tá, eu sei! É clássica, mas talvez seja bem temporal. Forte, extremamente bem cantada com nuances do tema de Bond. Sendo inspiração para tantos outros temas da franquia.
14º – Diamonds Are Forever (1971)
Composição: John Barry
Performance: Shirley Bassey
A única a interpretar duas canções principais na franquia, Bassey também gravou uma versão em italiano chamada “Uma Cascata di Diamanti”. Já o produtor Harry Saltzman odiou a música.
EXTRAS:
007 Theme (1963)
Composição: John Barry
Performance: John Barry and Orchestra
Não confunda com o Tema principal de James Bond. Essa é uma versão secundaria, tema de aventura sendo usado em alguns filmes em cenas de ação. Apareceu pela primeira vez em From Russia With Love, no acampamento cigano. Passando pela batalha submarina de Thunderball, a investigação aérea na Pequena Nellie em You Only Live Twice, na destruição do quartel de Blofeld em Diamonds Are Forever e aparecendo pela ultima vez em Moonraker durante a perseguição de barcos no Rio do Amazonas.
Quanto ao tema clássico da franquia, há novas versões atualizadas com diferentes estilos, dependendo do compositor responsável pelo filme. AS duas mais notáveis são a versão de Moby, do álbum Tomorrow Never Dies e de Paul Oakenfold, Die Another Day.
Kiss Kiss Bang Bang – Thunderball (1965)
Composição: Dionne Warwick
Performance: Shirley Bassey
Cotada para ser a musica principal do filme, com o título inspirado no apelido o qual o agente recebeu nos jornais da Italia, o produtor Albert “Cubby” Broccolli foi contra pois o título do filme deveria aparecer na letra, impedindo o retorno de Bassey para sua segunda interpretação consecutiva. Durante o filme é possível escutar a versão instrumental do tema.
E aí, curtiu por enquanto? Essa é a primeira parte da lista. Semana que vem voltamos com a parte 2.
Comenta aí Nerd!