Você se lembra há umas semanas, que saiu um poster japonês de Os Últimos Jedi? Que dava umas pistas sobre uma verdade chocante, a maior supresa, maior virada de roteiro da história de Star Wars? Então, alguma coisa grande realmente vem pela frente e  se o que foi anunciado é verdade, então nenhum dos outros plot twists da saga são comparáveis ao de Episódio VIII. M Night Shyamalan ficaria com inveja.

Para não ser injusto, aqui está o poster E o texto, traduzido pelo Star Wars News:

A verdade mais chocante da história de Star Wars será revelada em breve. Se prepare para verdade chocante que ultrapassará as outras histórias!

Aposta pesada não? Star Wars já tem umas viradas surpreendentes, dentre elas talvez uma que seja uma das maiores viradas do cinema, com aquela frase que está no imaginário popular, até de quem não viu Star Wars: “No, I am your father”. Essa porra de frase ecoou na minha cabeça por MUITO tempo.

Mas quando você manda uma dessa num poster, é aumentar as fichas na mesa sabe? Colocar no papel que é a verdade mais chocante EVER deixa todos os fãs com a empolgação e o medo lado a lado, incontroláveis.

Em meio a empolgação, medo e ansiedade, é bem difícil não pensar qual seria afinal essa verdade chocante. Dando umas olhadas por aí e com algumas ideias na minha própria cabeça, resolvi separar 10 coisas que poderiam acontecer E se acontecessem seriam chocantes o suficiente para barrar todas as outras viradas de roteiro em Star Wars:

10 – Os pais da Rey

De uma maneira ou de outra, veremos pelo menos algumas respostas sobre o passado da Rey no filme. Talvez até seja uma revelação meio parecida com a de Vader em O Império Contra Ataca, já que os novos filmes são meio que releituras dos clássicos, atualizados para uma nova geração, mas aí não seria um choque, certo?

Ser Kenobi, ou Skywalker, também seria bem esperado, já que o que não falta por aí são teorias sobre isso. Ser filha de Han e Leia seria uma pimenta, mas acho que podemos descartar essa também. Há quem diga que o sobrenome dela é Palpatine, o que certamente seria uma pimenta a mais na história. Mas chocante mesmo seria se ela fosse filha do Snoke, mas não tem nenhum fato que suporte essa teoria, pelo menos que eu saiba. Mas de qualquer maneira, seria sim um degrau acima e inesperado.

Claro que ela poderia ser só uma “reencarnação” de Anakin, que não tem pais, só uma mãe e tal. Mas a menos que Rian Johnson tenha um belo coelho na cartola, não seria a maior revelação chocante de Star Wars.

9 – Finn, o agente duplo

Apesar de ter desertado, pode ser que tudo tenha sido um plano e em Os Últimos Jedi, conheceremos quem é o Finn de verdade. Treinado o tempo todo desde a infância para ser um espião e infiltrado na Resistência como um agente duplo, para destruir tudo de dentro. Ou seja, se você ainda não entendeu, ele seria um vilão. De verdade. Star Wars tem um gostinho especial por pessoas com identidades duplas e seria uma coisa grande ter um vilão infiltrado que fode com tudo e ainda elimina um ou dois figurões da Resistência na saída.

Eu particularmente não acho que seria chocante. Seria um choque? Sim seria, mas não o tipo de choque que te deixa na cadeira do cinema, com aquela cara de merda, perguntando COMOASSIM? O que não quer dizer que não seria divertido, no fim das contas, desde que bem escrito.

8 – Snoke é…

Um dos segredos mais bem guardados e um dos personagens mais misteriosos, que estão deixando os fãs malucos é Snoke. O Supremo Líder da Primeira Ordem é alvo de todo tipo de teoria, mais pela falta de informação e curiosidade do que qualquer outra coisa. Apesar de algumas declarações oficiais, os fãs não conseguem aceitar a possibilidade de ele não ser ninguém ou ligado a ninguém dos outros 6 filmes. Snoke ser Snoke é inaceitável para uma parte dos fãs.

Nós já falamos sobre isso aqui e aqui. Mas teorias mais populares tendem a sugerir que ele seria um personagem clássico de volta em busca de vingança. Já apontaram até na direção do Obi Wan. Mas os mais cotados giram sempre entre Vader, Palpatine, Darth Plagueis e até Boba Fett. A galera quer tanto acertar que fica maluca e aí pra chamar atenção, qualquer dois parágrafos no Facebook estão valendo.

Acho que no quesito Snoke, (caso fosse um personagem retornando) a revelação em si não seria surpreendente, mas sim a forma como a coisa toda seria conduzida. Alguns chutes, como Kenobi, Boba Fett, Tarkin, Darth Maul, quando você analisa friamente não são possíveis. Sério. Seja fã, mas não seja tonto.

Agora, pensando por esse lado, E SE Snoke fosse um Fantasma da Força? Todo mundo fala muito em reencarnação de Anakin, do escolhido para trazer o equilíbrio vir como a Rey dessa vez, mas e se a Essência do Lado Sombrio tiver se materializado? Vou mais longe aqui na loucura. E se Snoke for na verdade a sombra que estava presente em Darth Vader? Aí temos um choque. Dificílimo de explicar, fácil de ficar uma merda.  Mas seguindo o poster, a ideia é chocar não é?

7 – A herança de Rey

Todo mundo tem uma teoria sobre Star Wars hoje em dia. Se você pesquisar na internet, serão tantas, que provavelmente alguém acertou. Acho que a essa altura, não tem uma pedra no universo que não tenha sido virada em busca de respostas. Uma delas é a de que existe a possibilidade de que a Rey não tenha pais. Anakin não teve um pai, até onde se sabe, então há precedente para uma concepção imaculada, através da Força e há quem diga que a Rey é a reencarnação do escolhido.

Mas isso provavelmente não seria chocante. Agora, um ângulo mais interessante é: E se ela não é a escolhida para controlar os escolhidos que trarão equilíbrio a Força. No caso ela seria a mãe, com filhos que seriam a Luz e a Sombra, sendo ela, Rey o real equilíbrio.

Em Clone Wars (que é cânonico) temos um arco onde Obi Wan, Anakin e Ahsoka encontram o monolito Mortis, onde vivia uma família de usuários da Força com um poder nunca antes visto. O Pai era o equilíbrio e seus filhos representavam a Luz e a Escuridão. Seria chocante o suficiente ver que a Rey na verdade é um aspecto encarnado da Força, para trazer o equilíbrio real e aí sim teríamos uma revelação chocante. Isso pode explicar o papel de Luke. Ele encontrou o equilíbrio e precisa ensinar a Rey como fazer o mesmo.

Se você quiser, tem um artigo da Sociedade Jedi que explica um pouco mais sobre o arco do Monolito Mortis. Só clicar.

6 – Quem destruiu a Nova Ordem Jedi?

Até agora a gente sabe que houve um incidente que botou um fim a Nova Ordem Jedi. Um evento tão chocante que fez com que Luke deixasse de lado o papel de mestre e tenha imposto a si mesmo um exílio. Han Solo diz em O Despertar da Força, que ele estava treinando uma nova geração de Jedi, mas um estudante, aprendiz se virou contra o mestre e destruíu tudo. Luke se sentiu responsável e desistiu de tudo, se isolando.

Isso pode ser verdade. Mas pode não ser TODA a verdade. Kylo Ren pode ter se virado contra os ensinamentos de Luke, pode ter fugido e pode ter confrontado o antigo mestre com uma verdade que fez Luke repensar tudo que conhecia sobre os Jedi. Isso pode ter desencadeado um puxão irresistível do Lado Negro, que fez com que Luke tenha perdido a cabeça e ele mesmo destruído a Ordem? Para buscar em seguida a verdade pelo universo?

Luke não é necessariamente um vilão, mas é inegável o flerte dele com o Lado Negro em alguns momentos em O Retorno de Jedi. No teaser, ele diz que os Jedi precisam acabar, Mark Hamill declarou que não curtiu muito o que foi feito com o seu personagem e no topo de tudo isso, ele pode ter se tornado um idealista, impulsivo e emocional  (O que de fato ele era, apesar dos avisos de Yoda) que acredita que está fazendo a coisa certa.

Considerando o tanto de fãs e a percepção que temos de Luke Skywalker, seria chocante pra caralho, além de jogar com esse maniqueísmo presente em Star Wars, trazendo uma nova discussão pra mesa, sobre intenção, extremismo, idealismo e limites. Mas claro que além de chocante, deixaria uma galera puta pra caralho.

5 – Viagem no tempo?

Ainda sobre o Snoke, uma teoria sugere que na verdade ele é um Kylo Ren que de alguma forma descobriu uma maneira de viajar no tempo e volta para encorajar a si próprio, mais jovem a se virar para o Lado Negro mais cedo do que aconteceria originalmente. Eu particularmente acho que seria uma saída muito sem pé nem cabeça, que abriria precedentes perigosíssimos para a continuidade do Universo de Star Wars. Mesmo que originalmente ele tenha sido um Jedi, que viu tudo desmoronar e voltou no tempo, ressentido, para mudar tudo. Além de preguiçosa é uma saída ruim e que pelo menos pra mim ia ser muito frustrante. Fora que não tem nada que suporte uma teoria dessa, não tem como. Essa só entra na lista por que é chocante, mas de ruim, pobre, forçada e tosca.

4 – Os Jedi erraram, bicho

E se tudo que os Jedi sempre ensinaram e passaram sobre trazer equilíbrio foi um erro? E se eles entenderam o conceito errado e essa rigidez nas definições e dogmas da ordem trouxeram um dano permanente à galáxia?

Parece seguro afirmar que em Os Últimos Jedi nós veremos um conceito de Jedi mais com tons de cinza, através de Luke e que todos os dogmas da antiga Ordem estavam errados ao forçar esses extremismos de Luz e Sombra, Jedi e Sith. Desde Episódio VII estamos vendo nos materiais oficiais que existem vários cultos da Força, que não são, necessariamente, Jedi ou Sith. Logo a coisa não pode e nao deveria ser tão rígida, tanto de um lado como de outro. Isso explicaria o porquê Luke colocou um fim na sua Nova Ordem Jedi, entrou nessa crise de consciência. Ela é MUITO próxima do lado negro. A luz precisa da sombra e essa crise que fez Luke se afastar de tudo provavelmente tem a ver com aceitar o fato de que tudo estava errado e que luz e sombra precisam existir em equilíbrio e harmonia. Ironicamente (sem que os dois tivessem se dado conta) ele pode ter tido em Snoke um aliado, já que foi Snoke o responsável por fazer Kylo Ren se virar para o Lado Negro. Segundo Pablo Hidalgo escreveu no Dicionário Visual de O Despertar da Força:

O Líder Supremo acredita que Ren é a manifestação ideal da Força. Um ponto focal de habilidades da Luz e do Lado Sombrio.

Ou seja, os planos finais de Luke e Snoke podem ser bem diferentes. Mas a rejeição aos métodos antigos é bastante semelhante. Não sei se seria aquele chocante bom. Novamente, tudo depende de como a história está sendo escrita. Mas o fato de colocar todos os conceitos definidos até agora como grandes mentiras seria um movimento grande e ousado.

3 – Kylo Ren, o agente infiltrado

Matou Han Solo, traiu Luke Skywalker e tentou matar a Rey, além de ter sobrevivido a um tiro daquele rifle maneiro do Chewbacca. Mas E SE Ben Solo se aliar a Snoke não fosse nada mais do que um plano para acabar de uma vez com o Império e o Lado Sombrio de dentro pra fora?

Luke pode nunca ter perdido Ben para o Lado Sombrio e seu treinamento poderia ser na verdade um programa de condicionamento, utilizando a Força e truques mentais para transfomar Ben em um terrorista, basicamente. Alguém que na hora certa vai explodir e acabar com tudo? A gente já sabe que o Luke tem um jeito bem próprio de interpretar os ensinamentos Jedi originais, já que ele basicamente ignora Yoda todas as vezes. Não seria totalmente contra o conceito do personagem usar de um plano extremo para restaurar o equilíbrio. Afinal, nós nunca podemos esquecer que o Luke tem sim um pouco de sombra dentro dele. E não temos como saber o que aconteceu em 30 anos, o cara pode ter virado um velho amargurado.

Essa obsessão que Ben tem com Vader pode ser simplesmente pelo fato de que Vader se insurgiu contra os Sith como um ato final e não por ter sido um vilão por 20 e poucos anos da sua vida. Ben pode estar tentando entender tudo que motivou Anakin a se tornar Vader e o que o trouxe de votla. Claro que matar o pai pra não estragar o disfarce é um pouco extremo, mas ninguém pode afirmar que o próprio Han não tivesse envolvido nisso. Se tem um personagem que faria esse tipo de sacrifício, certamente é Han Solo. O fato é: assassinar o próprio pai, plantou uma semente em Ben Solo. Resta saber no que essa semente irá se tornar.

E vamos colocar da seguinte forma: considerando que o assassinato do pai era parte do plano para provar o comprometimento de Kylo Ren com Snoke, seria chocante pra caralho. Se fosse voluntário do Han Solo então, putaqueopariu! Nós podemos afirmar que Ben está em conflito e há quem diga que ele irá se redimir ao fim dessa trilogia. Não vejo como perdoar o assassinato do pai, a menos q seja uma farsa, em que Solo se sacrificou e era parte do plano.

2 – Luke é Snoke

De novo Snoke. Essa teoria é impossível pra mim. Simplesmente não vai rolar, mas estamos falando de viradas chocantes!

Pois bem, todas as teorias de Snoke se apoiam na sua aparência. Mas ninguém pode afirmar que ele é daquele jeito mesmo. Existem malucos pela internet que afirmam que a profecia de Yoda sobre o treinamento de Luke e a sua impulsividade seriam um caminho pro Lado Negro. Segundo esses malucos, claramente ela se tornou realidade, já que pra eles, Luke construiu essa persona após se decepcionar com os ensinamentos da Ordem Jedi, cair para o Lado Negro e ficar manipulando a galáxia, sabe se lá pra que.

Gente, o Snoke é o Snoke, aceitem. Eu só coloquei essa teoria aqui porque seria um choque do caralho. Acho que eu nunca mais ia querer assistir Star Wars na vida depois de uma dessa.

1 – O retorno de Vader

Obcecado com a mitologia em torno de seu avô, Kylo Ren pode ter descoberto os ensinamentos de Darth Plagueis e ter trazido Vader de volta de alguma forma?

Eu até acho que o Luke deve ter descoberto algumas coisas, escondeu dos alunos, principalmente de Ben Solo. Snoke deve ter manipulado toda a situação para expor Luke e isso deve ter posto um fim na Ordem. Poderiam ser os ensinamentos Sith? Poderiam ser Holocrons? Pior, e se Anakin voltar ele está redimido certo? Logo ele seria um inimigo do Lado Sombrio, de Snoke, de Kylo Ren e da Primeira Ordem. Seria um chute nas bolas de quem ficava idealizando a figura de Vader e aprofundaria a redenção de Anakin.

Chocante mesmo seria descobrir como vão fazer para trazer de volta um cara que dessa vez foi cremado até o fim. Vader é um personagem muito grande, icônico e forte. Se a ideia é passar o bastão essa ideia está fora de questão. A Disney trará Vader para o centro das atenções inúmeras vezes ainda, mas eu duvido MUITO que ela faça esse tipo de coisa na nova trilogia.

Mas e você? Acha que alguma dessas teorias pode se concretizar? Existe algum elemento que você gostaria de ver? Esqueci de alguma coisa? Deixa aí a sua opinião nos comentários. Vamos debater teorias, desde que não sejam maluquices sem fundamento, ok?

 

 

2 Responses

Deixe uma resposta