Nós aqui desse blog gostamos MESMO de uma teoria. Já falamos sobre várias aqui!

Mas nunca é demais, né? Então hoje a gente traz uma teoria sobre o filme da Disney e Pixar: Up! Altas Aventuras. E se nada daquilo tivesse realmente acontecido? Já pensou nisso? O pessoal do Reddit já e acabaram pensando nisso aqui:

Um fato que não podemos ignorar é que o número de balões que o Sr. Fredricksen usou para sua viagem até a América do Sul, não é nem de perto o número real necessário para levantar uma casa de seu terreno e sair voando por aí. E as pessoas estudaram isso, como você pode ler essa matéria em inglês aqui. Mas tudo bem, vamos deixar essa informação pra lá porque estamos falando de um desenho animado, ora bolas!

E o processo de encher balões e até mesmo de amarrá-los à casa: meu senhor, como é que conseguiu fazer tudo isso sozinho? Eram muitos balões! E nem vizinhos o senhor tem mais… Ué!

Casa do Up! Altas Aventuras com muitos balões

Muitos balões mesmo

Pensando nisso, a casa voar pelos ares com um monte de balões pode ser uma bela metáfora para a transição do Sr. Carl Fredricksen, do mundo físico para o mundo espiritual. Ele flutua assim como os relatos das pessoas que tiveram experiências pós-morte, que flutuaram acima de seus corpos e viram os médicos a sua volta.

E o menininho, o Russell? Bem, ele representaria o anjo da guarda do Sr. Fredricksen, ou até mesmo seu guia espiritual, ajudando-o nessa transição.
O menininho escoteiro Russell, de Up! Altas Aventuras

Ele já completou diversas tarefas e só falta uma para ganhar sua tão sonhada última medalha depois de ajudar um cidadão idoso. Seria o seu treinamento de anjo da guarda sendo finalizado após essa grande tarefa. E podemos enxergar até mesmo a forma deste anjo, uma criança com toda sua inocência e pureza, como o desejo de Carl e Ellie de ter um filho, que eles nunca puderam ter.

Medalhas de escoteiro do menininho Russell, de Up! Altas Aventuras

Medalhas do Russell e o espaço para a que falta

Kevin, o pássaro azul, representaria o chamado para o Sr. Fredricksen, até mesmo Deus, quem sabe. Algo em que ele pode se inspirar além de seus desejos e sonhos. Os chocolates que Kevin ganha, representa as pequenas recompensas durante a jornada. E ele sempre aparece quando Fredricksen não o quer por perto, quando precisa, Kevin não está. Típico dos deuses, não?

Kevin, o pássaro azul de Up! Altas Aventuras com Russell

E temos Dug, o cachorro. Ele seria mais uma parte da transição, mas seria a metáfora exata para ela, a mudança de um estado para outro. Dug era o cachorro de Muntz, mas mudou para o lado de Carl e Russell, era um dos cachorros “operários” e depois se tornou o alpha.

O cachorro Dug de Up! Altas Aventuras

Por último, temos o Muntz, que claramente é a representação do mal, com histórias cheias de mentira e comandando os cães de caça do inferno. Muntz só quer destruir o Sr. Fredricksen para sua própria glória e satisfação pessoal e é, biblicamente falando, da mesma forma que o diabo quer destruir tudo que é bom.

O vilão de Up! Altas Aventuras, Charles Muntz

“UP” – Charles Muntz
©Disney/Pixar. All Rights Reserved.

E o que tudo isso quer dizer?

Bem, quer dizer que o Sr. Carl Fredricksen faleceu dormindo, na noite depois de retornar do tribunal com a decisão de que deveria desocupar sua casa e o terreno. O que acontece depois seria toda a sua jornada no pós-vida, não sendo real na percepção que conhecemos do filme.

Casa do Sr. Fredricksen, de Up! Altas Aventuras

Louco, né? Concorda que possa ser isso? Deixa aqui nos comentários sua opinião. ;)

Deixe uma resposta