Quem é fã de Star Wars sabe que a saga sofreu diversas mudanças ao longo da história. Principalmente quando a gente fala de nomes, não só de personagens, mas até de título dos filmes!

Luke Skywalker, originalmente, era pra se chamar Luke Starkiller (pegaram a referenza da base Starkiller, em O Despertar da Força?), e o último filme da saga clássica, entitulado O Retorno de Jedi, era pra ter se chamado “A Vingança do Jedi“. O motivo do título ter mudado, é que George Lucas achou muito pesado usar a palavra “vingança”, e na concepção dele os jedi não se vingam.

O pior de tudo é que ele mudou isso quase em cima da hora, e já tinham sido impressos diversos pôsteres de lançamento do último filme! Se liga:

Agora repare que nesse poster, Luke e Vader estão usando sabres-de-luz de cores invertidas! Luke segura o vermelho, enquanto Vader empunha o azul! Alguns dizem que isso foi um erro de impressão da época, mas será que não era pra ser uma simbologia de Vader retornando ao lado da luz? Na época, George Lucas até mandou retirar os pôsteres de circulação e eles foram destruídos, mas muitos já haviam sido vendidos!

Taí, curiosidade inútil do dia! :)

Deixe uma resposta