Dia 28 de abril, estréia Capitão América: Guerra Civil. Nesse post aqui a gente discutiu alguns impactos que esse filme pode ter na fase 3 do MCU. Mas hoje eu resolvi especular sobre o cenário que a gente pode ter ao final do filme. Quais são algumas das possibilidades de final para esse filme.

Guerras geralmente não terminam bem e eu acho que posso chutar com uma boa dose de certeza que esse filme vai ter um final mais sombrio do que geralmente é o padrão Marvel. e se Guerra Civil já não te diz o suficiente, o diretor Joe Russo já deu declarações dizendo que o filme seria “controverso para um monte de gente”, o filme tem sido descrito como um thriller psicológico. São vários os rumores de personagens que poderiam morrer nesse filme, além de ser um filme em que a Marvel vai polarizar a audiência, inclusive já tem feito isso nas redes sociais.

Além desses rumores de personagens morrendo, o filme vai servir mais pra plantar as sementes da fase 3 do que dar uma conclusão para o que aconteceu até agora. Qualquer um dos muitos personagens pode mudar drásticamente do que conhecemos e claro que isso pode gerar reações negativas da platéia. Fazendo um paralelo com os quadrinhos, eu acho que esses são pontos que podem acontecer ao final do filme:

A Volta do Caveira Vermelha

w704-9

Sem corpo, não tem morto. E no Universo Marvel, mesmo com corpo, o personagem invariavelmente volta. Nesse caso, o Caveira desapareceu misteriosamente ao ser engolido pelo Cubo Cósmico. Seria simplista demais achar que ele pereceu, não?

Teve gente (inclusive eu) achando que ele poderia ser o plot twist em O Soldado Invernal, disfarçado de Alexander Pierce. E não importa como ele faria pra voltar, seja pelo poder do Tesseract ou só voltando e se disfarçando, pra esperar a hora certa de atacar, o retorno do Caveira seria, sem dúvida, um twist na história. O problema em se trazer um personagem desaparecido há décadas no MCU direto para o foco seria uma jogada ousada, que não agradaria a todo mundo, por que não se conecta muito com a trama central.

Além disso tem o problema de achar um novo ator. Hugo Weaving deu varias declarações afirmando que não curtiu a experiência e que achava improvável que a Marvel o quisesse de volta no papel. Não seria a primeira substituição e nem seria tão difícil já que, né, maquiagem e tal. Mas sempre tem os chatos.

Parece que o ressurgimento do Caveira em um filme já inchado é uma possibilidade bem baixa, mas ainda sim, uma possibilidade.

O Aranha abre o jogo

w704-8

Um dos momentos mais marcantes de Guerra Civil nas HQs é quando o Homem-Aranha decide ir a público e abrir o jogo sobre a sua identidade, se revelando como o professor de colégio, Peter Parker. Como o arco era sobre proteger identidades secretas, foi uma cena com muita importância e definiu o conflito dali pra frente.

Um monte de gente não considera a possibilidade por que não encaixa na narrativa de consequências dos atos dos super humanos, que é mais o foco no caso do filme. Enfiar a cena ali no meio só pra fazer referência poderia confundir as pessoas. Além do mais todos os heróis passam tempo sem máscara no filme, então não é como se fosse um mega segredo. Só o fato de ele estar no time do Homem de Ferro, pelo menos a princípio, já passa a mensagem de que ele está disposto a abrir o jogo sobre a sua identidade, mas também é um problema para a continuidade do próprio Aranha nos cinemas e tira o foco da trama principal de Guerra Civil.

O Hulk Vermelho

w704-7

O General Thunderbolt Ross anda sumido há um tempo. Esse timing de aparecer justamente agora é no mínimo curioso. Podia ser qualquer personagem, até um novo, criado na hora, mas o escolhido foi ele. Pode ter sido só pra trazer alguma coisa do universo do Hulk, mas pode ser que eles tenham algo na manga para o personagem.

Nos quadrinhos, Ross se torna parte de um teste para criar (pela milésima vez) super soldados. O teste dá errado e ele termina transformado no que? Exato, no que ele mais odeia, um ser EXATAMENTE igual ao Hulk. Exceto por ter mantido o raciocínio tático e ter ficado vermelho, ao invés de verde, por que a ciência funciona assim. De Grasse Tyson certamente curtiu isso. O personagem, no entanto, não agradou de primeira nas HQs o que diminui as chances de ele ganhar uma versão cinematográfica. Apesar de legal ter alguma continuidade no arco do Bruce Banner, o Hulk Vermelho seria certamente uma distração, afastando da trama, em um filme que nem o Hulk está presente.

Joe Russo já declarou que o personagem não aparece. O que não significa que não podemos ter pistas de uma transformação, ou até que os Russo declararam isso para despistar.

Zemo Escapa!

w704-6

Os vilões do MCU geralmente são sumariamente eliminados ao final dos filmes, eles chegam, causam geral e no fim morrem ou somem. Mesmo os que sobreviveram foram punidos, como Loki ou Justin Hammer. No MCU, o crime definitivamente não compensa.

É o praxe para o cinema. O vilão apronta e paga pelos seus crimes. Inverter a expectativa talvez fosse um fato que destacasse no filme. E se o vilão do filme escapar, totalmente livre de consequências? Poderia ser o caso para o Barão Zemo. Considere o fato de que ele não apareceu em NENHUM material promocional e um dos produtores, Nate Moore admitiu que ele estava sendo preparado para algo mais. Portanto acho que o Barão Zemo não morre nessa Guerra Civil. Eu acho inclusive que os heróis não vão perceber nada da manipulação dele por baixo dos panos, até que seja tarde demais.

Tony Stark: Diretor da SHIELD

w704-5

Coulson que me desculpe, mas Kevin Feige não parece ser o maior fã do lado do MCU transmitido na TV, dadas as negativas toda vez que alguém pergunta se personagens de Agents of SHIELD poderiam aparecer nos filmes. E se surgir a chance de mudar os planos para acomodar melhor os filmes, eu acho que ele faria. Mesmo que mude as coisas na série.

Que jeito melhor do que colocar o megalomaníaco Tony Stark como Diretor da SHIELD? Seria uma mudança bem drástica para o Tony que a gente conhece do cinema, mas já aconteceu nos quadrinhos.

Um filme desse tamanho, praticamente um Vingadores 2.5, afeta diferentes aspectos do MCU. Afeta Agents of SHIELD e a sua operação diretamente e afasta Tony do combate. Mas eu não acho que depois do fiasco Ultron, as pessoas no comando dos EUA dariam tanto poder na mão dele. Não deixa de ser uma possibilidade para encerrar o filme, mas não sei se é a melhor.

O Fim dos Vingadores

w704-4

Com a equipe rachada e polarizada durante a Guerra Civil, é uma conclusão meio óbvia de que vai ser praticamente impossível vermos todos juntos, com as diferenças postas de lado no fim. A ideia desses dois lados imediatamente voltarem a lutar juntos é dura e pareceria irreal, diminuindo toda a trama central que os dividiu em um primeiro momento. Então é bem provável que terminemos o filme sem os Vingadores. Cabou. Fim. Tchau equipe.

Bom, esse fim seria problemático por uma série de motivos: Primeiro, já aconteceu em Era de Ultron e terminar pra depois voltar e tal pareceria óbvio e preguiçoso. Segundo, não vai ter o mesmo impacto por que envolve nomes menores, como Feiticeira Escarlate e Máquina de Combate. Por último, todo mundo sabe que eles retornam em Vingadores: Guerra Infinita, então nem crível vai ser, não importa quem seja a equipe da vez.

O Falcão América

w704-3

Muita gente acha que de uma maneira ou de outra, é o fim da linha para Steve Rogers como Capitão América. Vamos supor que isso é um fato, seria natural que alguém assumisse o manto e se tornasse um novo Capitão América. A ideia geral é de que Bucky, O Soldado Invernal assumisse a missão, como foi por um tempo nas HQs. Mas se os Russo quiserem dar uma zoada nos fãs, poderiam simplesmente pular a cronologia das HQs e dar o papel para o Falcão.

O personagem é bom no MCU, interpretado por um bom ator e dar um destaque pra ele seria bom, além de aumentar os esforços da Marvel pela diversidade. Mas nada disso convenceria os fãs que estão na espera para ver o Capitão Bucky desde que ele ressurgiu. Ironicamente, Sam Wilson é o Capitão América atualmente nas HQs, mas o legado significa muito mais para o Bucky. Passar para outro personagem irritaria muita gente.

Capitão América preso

w704-2

Eu acho que existem dois caminhos principais para Steve Rogers ao final de Guerra Civil. Ou ele sobrevive e segue a vida normal como Capitão, que seria bem boring, ou alguém vai lá, tal qual as HQs e assassina o Capitão. Mas pare e pense: O que aconteceria se ele fosse só parar em cana? A Marvel surpreenderia, ma deixaria a audiência puta, alegando falta de coragem de matar o capitão e se livrar de personagens importantes? E se ele simplesmente aceitasse o xilindró, por que percebeu que foi longe demais? Esse altruísmo não seria estranho para Rogers.

Seria claro, um final surpreendente, ou pelo menos inesperado, que no entanto tiraria do personagem um dos momentos mais épicos da sua existência e deixando o Capitão em um limbo, que todo mundo sabe que não vai durar muito. O palco seria a prisão para super-humanos que já até deu uma pinta no trailer e que estava muito presente nas HQs.

O que todos podemos concordar é que seria controverso, por que diz nas entrelinhas que o Homem de Ferro estava certo. Nos quadrinhos o roteiro passa a mensagem de que ambos os lados perderam, com a opinião pública meio que concordando com Tony Stark. Capitão preso manda uma mensagem explícita de que o Ferroso estava certo.

Capitão América preso é uma imagem que ia chatear a todos e cabe exatamente no fim controverso que os irmãos Russo estão apontando. Será?

Capitão América Morre

w704-1

Se tem uma coisa que os fãs tratam como certo sobre esse filme, é o fim do Capitão. Eu me lembro de quando aconteceu nas HQs, chegou a sair até no Jornal Nacional e eu acho que os fãs meio que esperam e querem que isso aconteça. Claro que se for rolar é o ato final do filme, inclusive poderia ser como o filme termina literalmente. Rogers caído na escadaria, baleado e tal, bem como nos quadrinhos. E se os diretores estão dizendo que haverá controvérsia, muito provavelmente isso envolve a morte do personagem.

Para aqueles fãs casuais, que caem de para-quedas e populam o Facebook, poderia causar uma shitstorm. A Marvel nunca matou nenhum personagem principal, não tem ideia de qual seria a reação a uma decisão tão drástica. O rumor de um personagem principal morrendo já ronda o MCU há algum tempo e em algum momento vai ser necessário. Morrer faz parte da vida, não importa o quão protagonista você seja. E não, matar o Mercúrio não conta. Mas até para fãs dos quadrinhos, se isso acontecer no filme, pode deixar algumas pessoas mais chocadas, digamos.

Outra questão importante é: Como diabos vão ressucitá-lo para Guerra Infinita? Porque todos sabemos que ele vai voltar.

Tony Stark Morre

w704

Toda a atenção e expectativa estão voltadas para o destino do Capitão América (porque né? O filme é Capitão América: Guerra Civil), mas e se a Marvel resolver surpreender mesmo, chocar a platéia, fazer explodir cabeças, ela elimina o membro mais conhecido do universo. Homem de Ferro é a cara do MCU, está literalmente em todas e se livrar dele certamente chamaria a atenção.

Claro que vai diretamente contra os quadrinhos, que vai deixar alguns fãs irados. Adaptar material é uma coisa, mas transformar completamente certamente vai irritar uma galera.

De forma prática até faz sentido, atrai mídia, muita mídia pro filme e é a promessa de um fim totalmente surpreendente. Alem do mais com o contrato de Robert Downey Jr. sendo assim curto, talvez a Marvel ache uma boa dar um tempo com o ator e o personagem, para fazer um retorno quando Guerra Infinita vier.

Eu não vi ninguém falar nada sobre isso ainda, o que torna uma possibilidade genial. Não importa que divida opiniões, seria um passo corajoso para a Marvel, o que tornaria esse desdobramento absolutamente em uma possibilidade para o fim de Guerra Civil.

Fonte: What Culture

E você? o que acha? Qual é a sua idéia de final para Guerra Civil? Deixa aí nos comentários!

Deixe uma resposta